Tem a certeza
que está a cuidar
bem de si?
Quando estamos bem com o nosso corpo e a nossa mente, tudo em redor parece funcionar melhor. É bom não esquecermos de cuidar do que é mais importante: nós mesmos. Começar numa boa alimentação acompanhada de exercício físico frequente, noites bem dormidas e momentos de autoconhecimento cultivando serenidade interior através da meditação, estas são as bases de uma vida equilibrada e feliz, ao alcance de todos.
Coma bem, durma melhor e viva o momento presente. Assim a vida sabe melhor!
A roda
dos alimentos
Sabia que o grupo dos laticínios é a maior fonte de cálcio da Roda dos Alimentos?
O grupo IV da roda dos alimentos, laticínios, é um dos mais importantes para a alimentação e tem o superpoder de fortalecer os ossos. No entanto, não dispensa a atenção aos restantes grupos da Roda dos Alimentos: Grupo I (tubérculos, cereais e derivados), Grupo II (hortícolas) e Grupo III (frutas).
Os Lacticínios são alimentos de funções construtoras porque fornecem proteínas de alto valor biológico (contêm todos os aminoácidos essenciais em proporções adequadas ao organismo) e, também, nutrientes reguladores porque fornecem minerais (ex: cálcio, fósforo) e vitaminas (vitamina B, D, A).
Este grupo da roda alimentar inclui o leite e produtos derivados (queijo, iogurte, manteiga, entre outros) e deve fornecer cerca de 18% da energia diária total, ou seja, uma ingestão de 2 a 3 porções por dia.
Um boost para o
Sistema Imunitário
O nosso sistema imunitário tem muito bom gosto e só quer o que é bom. E neste campo, o queijo fresco é um verdadeiro boost. Este alimento está no top 3 de alimentos potenciadores da imunidade, o leite e derivados contêm ácido linoleico conjugado e vitamina D, componentes naturais que aumentam a imunidade do nosso organismo.
Para além destes, o Queijo Fresco é um alimento rico, reunindo:
• Proteínas, que contribuem na formação dos músculos
• Vitamina A, que é antioxidante
• Vitamina B, que mantém a saúde de olhos, pele e cabelo
• Minerais, como fósforo e cálcio, para ossos, unhas e dentes fortes
Com a Queijos Santiago poderá provar Queijo Fresco Meio Gordo, Magro, Cabra ou Queijo Quark.
Proteja-se e experimente os aliados que provam o Saber que Sabe Bem.
Exercício Físico
Quem treina sabe a importância da alimentação pré e pós exercício. O que comer antes e depois do treino?… Eis a questão! A escolha dos alimentos e como os cozinhamos é essencial tanto na preparação para o exercício como na recuperação do corpo e construção muscular.
Os laticínios podem ser bons parceiros de treino enquanto alternativas bem práticas, saborosas, energéticas e saudáveis.
Para treinos de cardio, aconselham-se alimentos, por um lado, leves, mas com a capacidade de fornecer energia por muito tempo. Alimentos com carboidratos simples, que darão energia instantânea, com carboidratos complexos, que irão manter seu corpo com energia por mais tempo.
O ideal é fazer estes lanches 40 minutos antes de iniciar os exercícios físicos, primeiro pelo tempo de digestão para que esses alimentos ingeridos possam fornecer energia e nutrientes durante o treino e também para não passar por nenhum incomodo durante os exercícios por estar de “barriga cheia”.
Escolher alimentos de qualidade para o pós-treino é muito importante para ajudar a alcançar os objetivos e otimizar resultados.
Deve ingerir os alimentos corretos no máximo 1 hora após o treino. Iniciando o processo de construção muscular, deve aumentar a síntese proteica e retenção de nitrogênio, e isso requer uma dose rápida de proteína e carboidratos. Não pode, e não deve contar apenas com os batidos de proteína e carboidratos, frango e arroz. O corpo necessita de uma ampla variedade de alimentos ricos nos mais diversos nutrientes.
Em seguida damos algumas sugestões para as refeições pré e pós treino, fáceis de fazer e muito saborosas, com os nutrientes necessários para a recuperação, fortalecimento e melhores resultados.